Por Emerson Pereira – Foto Amanda Ercília/GOVBA
A Ponte São João, que há décadas conecta os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, está passando por uma reforma importante. O serviço é parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Erguida em 1860 e reconstruída em 1952, a ponte já passou por outras reformas, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, o foco é preparar a estrutura para a passagem do VLT. A obra corrige desgastes e reforça a fundação, que sofreu com a ferrugem provocada pela proximidade do mar.
O procedimento, conhecido como “macaqueamento”, é conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. Ele consiste em suspender a ponte alguns centímetros para permitir reforços estruturais. “A parte de concreto já foi recuperada. Agora iniciamos a etapa de recuperação da ponte metálica, substituindo os aparelhos de apoio — peças que sustentam a estrutura sobre o concreto”, explica o engenheiro de produção Danilo Carvalho.
Com 468 metros de comprimento e quase 10 metros de largura, a ponte possui 15 treliças metálicas do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas. Para elevá-la, a equipe utiliza macacos hidráulicos, bombas, calços metálicos e instrumentos de medição que acompanham cada milímetro de movimento. A elevação é feita gradualmente, de 1 a 2 milímetros por vez, até alcançar cerca de 10 a 15 centímetros, permitindo a troca dos apoios metálicos e ajustes estruturais.
A previsão é que essa etapa seja concluída até meados de 2026, liberando o avanço do VLT, que vai integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante de Salvador.
O projeto do VLT está dividido em três trechos. O primeiro, entre a Ilha de São João e a Calçada (com previsão de ser estendido até o Comércio), já recebeu concretagem de trilhos, drenagem e testes elétricos. O segundo, de Paripe a Águas Claras, concentra obras na Estrada do Derba e no viaduto de Águas Claras. O terceiro (ainda não conta com obras em andamento), vai de Águas Claras até Piatã pela Avenida 29 de Março, e fará a conexão com o metrô na altura do Bairro da Paz.
Além disso, o VLT prevê a duplicação de 7,5 km da BA-528 (Conhecida como Estrada do Derba), a criação de uma via no Parque São Bartolomeu e a revitalização da antiga Fábrica São Braz, que será transformada em um centro cultural e comercial.