Por Emerson Pereira – Foto Washington Nery
Feira de Santana se prepara para um marco no transporte público: a introdução do primeiro ônibus totalmente elétrico em operação experimental na cidade. O veículo, fabricado pela empresa chinesa Higer e representado no Brasil pela Tevx, começará a circular neste domingo (24) em caráter de teste, sob responsabilidade da concessionária São João.
O modelo foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (19) pelo administrador da empresa, Abel Soares, em evento que contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Barradas Carneiro.

De início, o veículo fará o trajeto entre o Terminal Central e o Jardim Brasil, em um percurso de 26 km de ida e volta. Entretanto, a estreia ocorrerá em um percurso especial com destino ao Parque da Cidade. A previsão é que o teste se estenda por cerca de 20 dias, período no qual será avaliada a adaptação do ônibus ao sistema urbano de Feira.
O que está em jogo
A São João avalia que a experiência é estratégica para acompanhar uma tendência mundial: a transição gradual das frotas movidas a diesel para alternativas de menor impacto ambiental. “Esses testes são vitais para que possamos, futuramente, habilitar a empresa a adquirir esse tipo de veículo”, afirmou Abel Soares.

Segundo ele, os benefícios vão além da redução das emissões. O modelo elétrico é equipado com suspensão a ar, ar-condicionado digital, rampas de acessibilidade de até 350 kg, telas de vídeo, câmeras de monitoramento, carregadores USB, poltronas mais espaçosas e áreas reservadas para cadeirantes e acompanhantes. A capacidade também é superior: 78 passageiros, contra cerca de 70 em um ônibus convencional da frota “FeiraMob”.
Autonomia e viabilidade
O veículo possui autonomia de 300 km por carga, com tempo de recarga total estimado entre 4 e 5 horas. Apesar dos avanços tecnológicos, a principal questão em análise é se a estrutura operacional da cidade está pronta para absorver gradualmente esse tipo de veículo — que, além do custo de aquisição mais elevado, exige infraestrutura de recarga e ajustes logísticos.
Para o secretário da Semob, Sérgio Carneiro, o teste é um passo importante para pensar o futuro da mobilidade em Feira. “A iniciativa é pioneira e abre espaço para avaliarmos como os ônibus elétricos podem se integrar ao sistema, conciliando inovação com as demandas da população”, disse em entrevista ao SóMob.
O olhar do SóMob
A chegada do ônibus elétrico a Feira de Santana é mais do que um teste pontual: é um indicativo de que o debate sobre sustentabilidade, eficiência energética e qualidade do serviço começa a ganhar espaço também fora das capitais. O desafio, no entanto, está em transformar iniciativas experimentais em políticas públicas e investimentos consistentes.
Se o projeto mostrar viabilidade técnica e operacional, poderá abrir caminho para que a segunda maior cidade da Bahia acompanhe a mudança de paradigma que já avança em diversas regiões do Brasil e do mundo.