Por Emerson Pereira – Foto Adham Silva/Ônibus Brasil
A partir da próxima segunda-feira, 2 de junho, sete linhas do transporte público de Salvador terão aumento no número de viagens, segundo anunciou a Secretaria de Mobilidade (Semob). A medida busca otimizar o atendimento à população após análise técnica que identificou necessidade de reforço em horários específicos e dias da semana.
Entre os ajustes, destaca-se a linha 0138 – Lapa x Garibaldi/Ondina (LB3), que passará de 195 para 202 viagens nos dias úteis. Também nesse grupo, a linha 0140 – Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva) terá acréscimo de seis viagens, totalizando 130. Já a 0141 – Lapa x Federação/HGE terá aumento específico aos domingos e feriados, saltando de 14 para 18 viagens.
Outras três linhas que atendem regiões periféricas da cidade também serão reforçadas nos dias úteis:
A 1357 – Nova Brasília/Trobogy x Estação Pituaçu passa de 60 para 62 viagens;
A 1372-01 – Jardim Nova Esperança x Pituaçu terá 12 viagens;
A 1386 – Nova Brasília/Jd. Nova Esperança/7 de Abril x Barra, chegará a 83 viagens diárias.
Segundo o secretário Pablo Souza, o objetivo da ampliação é reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus e atender com mais eficiência a população que depende do transporte coletivo. “Nosso compromisso é ajustar continuamente a operação conforme a demanda da cidade”, afirmou.
Linhas filhas visam atender públicos e trajetos específicos
Além do reforço nas linhas existentes, a Semob anunciou a criação de três novas “linhas filhas”, voltadas a atender demandas pontuais em regiões e horários específicos. A 0140-02 – Lapa x Cardeal da Silva (até a Gurilândia) fará 12 viagens no turno da manhã, em dias úteis, atendendo a um trecho com demanda crescente.
Já a linha 1235-03 – Metrô Pituaçu x Patamares foi criada para facilitar o deslocamento de estudantes de universidades situadas na Av. Pinto de Aguiar, com sete viagens matutinas em dias úteis. Por fim, a 1118-02 – Terminal Acesso Norte x São Gonçalo atenderá trabalhadores de uma empresa de telemarketing na Av. Silveira Martins, com duas viagens nos horários de saída.
Análise SóMob
As alterações demonstram uma tentativa da gestão municipal de adotar um modelo mais responsivo e ajustado às necessidades do dia a dia dos usuários. Embora os incrementos sejam pontuais, o foco em regiões periféricas e no atendimento a públicos específicos, como estudantes e trabalhadores, aponta para uma estratégia de microplanejamento que pode ganhar escala.
Contudo, o impacto real dessas mudanças dependerá da fiscalização da sua implementação e da escuta contínua aos usuários, especialmente em uma cidade marcada por desigualdades de acesso ao transporte. A expansão pontual, se não acompanhada de investimentos estruturais, tem efeito limitado sobre a qualidade sistêmica do serviço.