CNPE deve aprovar aumento da mistura de etanol na gasolina para 32%

0
19

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar, nesta quarta-feira (24), o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina de 30% para 32%, segundo informou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante evento do setor ferroviário em Dom Aquino (MT). A medida integra a política energética federal voltada à ampliação do uso de biocombustíveis no país.

De acordo com Alckmin, a mudança representa um avanço na política de combustíveis do Brasil e deve ter impacto direto tanto na economia quanto no meio ambiente. O vice-presidente afirmou que o país passará a ter uma das maiores proporções de etanol na gasolina no mundo, destacando ainda a expectativa de redução no preço do combustível após a aprovação e início da nova mistura.

A proposta de elevação do percentual já vinha sendo discutida entre o setor de biocombustíveis e órgãos técnicos, com base em estudos que apontam a viabilidade da ampliação da mistura. O aumento é defendido como uma forma de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir a necessidade de importação de gasolina.

Atualmente, a mistura obrigatória em vigor é de 30%, patamar definido após aprovação anterior do CNPE em 2025, quando o percentual foi elevado de 27% para o nível atual.

Com a nova decisão, caso seja confirmada na reunião desta quarta-feira (24), o percentual de etanol anidro na gasolina passará a 32%, marcando um novo ajuste na política nacional de combustíveis.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here