Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial de trânsito com foco direto na organização do transporte de passageiros durante o Festival da Virada Salvador 2026, que acontece de sábado (27) a quarta-feira (31), na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. Cerca de 40 agentes atuarão em regime de revezamento para garantir segurança viária, fluidez do tráfego e o correto funcionamento dos pontos de transporte público e individual.
Diferentemente de grandes eventos que demandam interdições totais, não haverá bloqueio completo da circulação de veículos na região. A estratégia da Transalvador prioriza a circulação dos ônibus, táxis, mototáxis e veículos de aplicativos, além da segurança dos pedestres, especialmente ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, nos sentidos Itapuã e Pituba.
Para garantir o funcionamento adequado do sistema de transporte, serão implantados painéis de mensagens, faixas e banners informativos ao longo da avenida, indicando pontos oficiais de embarque e desembarque, locais exclusivos para ônibus, táxis e mototáxis, travessias de pedestres e áreas com proibição de parada e estacionamento. Viaturas estarão distribuídas em pontos estratégicos para acompanhar o fluxo e intervir sempre que necessário, principalmente nos horários de maior chegada do público, antes do início dos shows.
A fiscalização será intensificada para assegurar a operação do transporte. Ao todo, serão 12 pontos fixos de fiscalização, além de rondas móveis nos bairros do Stiep e da Boca do Rio, com foco em impedir paradas irregulares que possam comprometer a circulação dos ônibus e dos veículos de transporte por aplicativo. Barreiras fixas serão instaladas na Via Célia Fontenelle, ao lado do Centro de Convenções Salvador, e barreiras móveis atuarão na via marginal da Avenida Octávio Mangabeira, nos acessos ao backstage e aos camarotes, restringindo a circulação apenas a veículos autorizados.
Também será criado um perímetro de segurança entre o Centro de Convenções Salvador, no sentido Itapuã, e a Praça Osório Villas Boas. Nesse trecho, a parada e o estacionamento de veículos estarão proibidos, com exceção do transporte público, que contará com pontos específicos de parada, devidamente sinalizados e acompanhados por agentes da Transalvador para garantir o embarque e desembarque seguro dos passageiros.
No que diz respeito ao transporte individual, os condutores poderão utilizar vagas de Zona Azul com tarifa especial de evento, no valor de R$ 20, válida por 12 horas, com início da cobrança a partir das 17h. As vagas estarão disponíveis em pontos estratégicos, como o Bolsão Jardim de Alah II, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Hotel Alah Mar, além de trechos próximos às quadras poliesportivas, na Rua Anquíses Reis (Armação), e na Avenida Simón Bolívar, do lado esquerdo, no entorno do canteiro central.
A Transalvador também definiu de forma clara as áreas de embarque e desembarque de passageiros, fundamentais para o funcionamento da operação de transporte durante o evento.
– O ponto de táxi funcionará na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, em frente ao retorno próximo ao IMEJA.
– Veículos particulares e por aplicativo poderão realizar embarque e desembarque na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Pituba, após o IMEJA até o acesso à Avenida Simón Bolívar.
– O embarque e desembarque de pessoas com deficiência (PCD) ocorrerá na via marginal da Avenida Octávio Mangabeira, no lado direito, sentido Itapuã, em área sinalizada.
– O ponto de mototáxi ficará localizado na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, logo após o retorno do IMEJA.
Segundo a Transalvador, a operação foi planejada para garantir que o transporte funcione de forma organizada e contínua durante todos os dias do Festival da Virada, reduzindo congestionamentos e assegurando acesso seguro ao evento para quem optar pelo transporte público ou individual.



