Por Emerson Pereira – Foto Marcos Haack/Agecom
A partir da próxima segunda-feira (27), os planos inclinados de Salvador entram em um novo ciclo de requalificação com o objetivo de modernizar os equipamentos e melhorar a experiência dos usuários. O primeiro a receber as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho.
Durante o período das obras, o funcionamento do equipamento será suspenso para a execução de melhorias estruturais e nos bondes. Entre os serviços previstos estão a substituição de peças, nova pintura dos carros, troca de gradis e reparos gerais. A previsão é de que o Gonçalves volte a operar até o final de novembro, totalmente renovado.
Enquanto durarem as intervenções, os usuários terão como alternativas o Elevador Lacerda e o Elevador do Taboão para o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Após a entrega do Plano Inclinado Gonçalves, será a vez dos equipamentos Pilar e Liberdade-Calçada passarem por obras semelhantes. Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, essa é uma das maiores ações de requalificação já realizadas pela pasta nesses sistemas. “Os planos inclinados fazem parte da rotina do soteropolitano, e nosso foco é garantir mais segurança e conforto para quem utiliza diariamente esses meios de transporte”, afirmou.
O secretário destacou ainda que as intervenções também têm um papel importante na valorização turística da cidade. “Além de melhorar o conforto dos usuários, queremos incentivar turistas a conhecerem esses equipamentos e sua história. Assim como fizemos com o Elevador Lacerda, que foi entregue em fevereiro totalmente reformado, nosso objetivo é preservar e valorizar esses ícones que marcam o desenvolvimento de Salvador”, concluiu.





