Além dos elétricos: Marcopolo destaca híbrido a etanol como opção viável para cidades brasileiras

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Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Marcopolo

A Marcopolo apresentou, durante a COP30, um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol na Casa C.A.S.E., espaço que reúne empresas e iniciativas voltadas a soluções sustentáveis para o clima, natureza e sociedade. A estrutura, articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale, reforça o papel do setor privado brasileiro na agenda climática global.

Embora os fabricantes de transporte estejam investindo pesado em ônibus totalmente elétricos — tecnologia que domina as projeções de renovação de frota no mundo — a Marcopolo defende que a descarbonização das cidades brasileiras exige alternativas complementares. Modelos híbridos, veículos movidos a etanol, biometano ou outras fontes renováveis precisam ganhar o mesmo impulso para se adequar às diferentes realidades municipais, especialmente onde a infraestrutura de recarga ainda não é viável.

O protótipo apresentado na COP30 reforça essa visão. A prova de conceito combina propulsão elétrica e etanol, garantindo maior autonomia e eliminando a necessidade de pontos de recarga, já que o abastecimento ocorre exclusivamente com o biocombustível. A tecnologia é classificada como Carbono Net Zero, pois o CO₂ emitido é neutralizado pelo cultivo da cana-de-açúcar ou de outras matérias-primas, como milho, sorgo e trigo. A solução mira cidades que buscam reduzir emissões de forma rápida e com custos de implementação menores do que os exigidos pelos sistemas 100% elétricos.

A mobilidade sustentável segue como ponto central das discussões da COP30. Estudo da Coalizão dos Transportes, liderada pela CNT e divulgado em Belém, destaca que um único ônibus pode emitir até oito vezes menos CO₂ por passageiro do que automóveis individuais, reforçando o impacto direto que a renovação das frotas pode gerar nas emissões urbanas.

O novo híbrido a etanol dá sequência ao desenvolvimento iniciado com o micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido, apresentado no ano passado e recentemente exibido na Busworld, na Bélgica. A Marcopolo afirma que continuará expandindo soluções energéticas diversificadas para acelerar a transição do transporte coletivo brasileiro rumo a uma mobilidade mais limpa e acessível.

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