Salvador aposta em teleférico, modernização do BRT e renovação da frota para melhorar a mobilidade até 2028

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Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha/PMS

A Prefeitura de Salvador incluiu, no Planejamento Estratégico 2025-2028, uma série de ações voltadas à transformação da mobilidade urbana na capital baiana. Coordenado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), o plano contempla projetos que priorizam a acessibilidade, sustentabilidade e eficiência do transporte público, marcando o início de uma nova fase para a cidade.

Entre os principais vetores está o Teleférico Mané Dendê, que ligará Pirajá à Praia Grande, na região do Subúrbio Ferroviário. O equipamento deve superar barreiras geográficas históricas e reduzir o tempo de deslocamento de milhares de moradores. Integrado ao sistema de transporte público, o teleférico também promete contribuir para uma ocupação urbana mais equilibrada. O cronograma prevê a consolidação da unidade gestora, a realização de estudos técnicos, o processo licitatório e a implantação até setembro de 2028.

Outro destaque é o eixo BRT e BRS Salvador, voltado à modernização e ampliação do sistema de transporte de média capacidade. O projeto inclui a incorporação de ônibus elétricos, estações inteligentes e novas linhas — como o BRS Orla e o BRT Gal Costa/Pinto de Aguiar —, com entregas previstas entre 2026 e 2028. A meta é elevar o índice de satisfação dos passageiros de 56% para 60%, reforçando o compromisso da gestão com um transporte mais eficiente e sustentável.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, ressalta que o novo ciclo estratégico reafirma a visão da Prefeitura de transformar Salvador em uma cidade mais conectada e inclusiva.

“Estamos avançando em uma agenda que combina inovação, eficiência e inclusão. O Teleférico Mané Dendê e a expansão do BRT são exemplos de projetos que transformarão a forma de se deslocar em Salvador, integrando modais e reduzindo desigualdades territoriais”, afirmou.

No eixo Circula Salvador, o foco será a renovação da frota de ônibus com veículos climatizados e padrão de emissão EURO VI, além da instalação de painéis eletrônicos com informações em tempo real, novos abrigos de ônibus e modernização dos pontos de parada. Até 2028, a meta é alcançar 100% da frota climatizada, instalar 350 novos abrigos e 50 painéis de mensagens variáveis em pontos estratégicos.

Já o eixo Mais Transporte prevê a atualização do Plano de Mobilidade Urbana e a valorização de modais ativos, como a bicicleta e o deslocamento a pé. O plano inclui a requalificação de equipamentos históricos, como o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado do Pilar, e a implantação da primeira escadaria rolante pública de Salvador, no Vale das Pedrinhas, até janeiro de 2028. A cidade também busca incentivar a micromobilidade urbana, com o aumento anual de 5% no fluxo diário de bicicletas e patinetes.

A Semob também estará envolvida em projetos de mobilidade por bicicleta, segurança viária e qualificação dos entornos escolares — iniciativas que incluem expansão da malha cicloviária, novos bicicletários e paraciclos, além de programas de educação para o trânsito voltados a pedestres e ciclistas.

Para o secretário Pablo Souza, o planejamento representa um marco no avanço da mobilidade urbana em Salvador:

“O planejamento estratégico é o alicerce para que Salvador continue avançando como referência em mobilidade urbana no país. Nosso foco é garantir um transporte público mais moderno, acessível e sustentável, colocando o cidadão no centro das decisões.”

Com a execução dessas ações, a capital baiana projeta um cenário de mobilidade mais integrada, limpa e eficiente, em que a modernização do transporte público se alia à inclusão social e à sustentabilidade.

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