Caminhão elétrico transporta 27 toneladas e sobe a Serra da Anchieta pela primeira vez no Brasil

0
33

Um marco histórico para a logística sustentável brasileira foi registrado nesta semana: pela primeira vez, um caminhão 100% elétrico transportou 27 toneladas de carga em uma rota de 250 km, incluindo a desafiadora subida da Serra da Anchieta, no estado de São Paulo. A operação, realizada entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia, representa um avanço significativo na descarbonização do transporte rodoviário de cargas.

Foto: Divulgação.

O veículo utilizado foi o modelo Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma parceria entre a multinacional do agronegócio Syngenta e a transportadora Gelog. A performance do caminhão elétrico surpreendeu ao enfrentar uma rota tradicionalmente exigente até mesmo para modelos a diesel, demonstrando força, autonomia e viabilidade técnica.

Segundo dados da Anfavea, o mercado de veículos elétricos no Brasil cresceu 89% no primeiro semestre de 2024, mas ainda é dominado por carros leves. A utilização de um caminhão pesado em uma operação real de transporte é considerada um passo inédito para a chamada “logística verde”, setor que deve movimentar bilhões nos próximos anos.

O Brasil se destaca nesse cenário por sua matriz elétrica majoritariamente limpa e renovável, o que torna o impacto ambiental da recarga de veículos elétricos significativamente menor em comparação com outros países.

Estudos da Fenatac apontam que os caminhões elétricos podem reduzir os custos operacionais em até 76,5% em relação aos modelos a diesel. Além disso, contribuem para a redução da poluição, ajudam o país a cumprir metas climáticas e têm potencial para enfrentar rotas complexas com alta performance.

A expectativa é que o setor de caminhões elétricos cresça mais de 25% ao ano até 2031. A bem-sucedida viagem entre Santos e Paulínia não apenas transportou carga, mas também simbolizou o avanço rumo a um futuro mais limpo, eficiente e sustentável para o transporte brasileiro.

Com informações do Garagem 360.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here