O Brasil deve atingir um novo patamar nas vendas de veículos eletrificados em 2025. Segundo projeções da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o país pode superar 200 mil emplacamentos até dezembro, com cenário provável de 215 mil unidades — um crescimento de até 21% em relação aos 177.358 registrados em 2024.

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A eletrificação já representa 9,4% do mercado automotivo nacional, impulsionada por investimentos de montadoras chinesas como BYD e GWM, que ampliaram a oferta de modelos e instalaram fábricas em território brasileiro.
Desempenho e participação
Em agosto de 2025, foram emplacados 20.222 veículos eletrificados leves:
- Plug-in (PHEV): 8.057 unidades (40%)
- 100% elétricos (BEV): 7.624 unidades (38%) — recorde mensal
- Híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex): 4.541 unidades (22,5%)
Os HEV Flex, que funcionam com etanol e gasolina, registraram alta de 118% em relação a julho, com 2.245 emplacamentos. Segundo a ABVE, esses modelos seguem relevantes em regiões onde a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento.
Mapa regional da eletrificação
A Região Sudeste lidera as vendas de eletrificados, com destaque para São Paulo. Veja o ranking de agosto:
Posição | Estado | Unidades | Participação |
---|---|---|---|
1º | São Paulo | 6.487 | 32,1% |
2º | Distrito Federal | 2.010 | 9,9% |
3º | Santa Catarina | 1.243 | 6,1% |
4º | Rio de Janeiro | 1.234 | 6,1% |
5º | Minas Gerais | 1.204 | 6% |
Indústria nacional em expansão
A produção local ganhou força com a instalação da fábrica da BYD em Camaçari (BA) e da GWM em Iracemápolis (SP). Novas marcas também ingressaram no país, ampliando a competitividade e a variedade de modelos disponíveis.
Mesmo diante de juros elevados e do aumento do imposto de importação para elétricos, o mercado segue aquecido. A ABVE projeta crescimento acima de 20% em 2025 — ritmo três vezes superior à média do setor automotivo brasileiro.
Com informações do News Motor.