BRT bate recorde de passageiros em Salvador, mas gargalos expõem limites do sistema

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Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha/PMS

O BRT de Salvador alcançou em agosto de 2025 o maior número de passageiros desde o início da operação, em setembro de 2022. Foram 2.082.370 embarques registrados no mês, um crescimento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1.518.177 pessoas utilizaram o sistema. Na média, o corredor transportou quase 70 mil usuários por dia em suas cinco linhas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

Entre os fatores que explicam a alta, estão a ampliação da linha B2 até o Rio Vermelho e a retomada da operação integral da B1, medidas que aumentaram a cobertura do sistema e reduziram o tempo de espera. A Semob também cita melhorias na infraestrutura: na Estação Rodoviária, a sinalização foi reforçada e um balcão de atendimento passou a orientar usuários; enquanto nas estações do Trecho 2 foram instalados painéis de LED com informações em tempo real, além da integração com patinetes e bicicletas compartilhadas em pontos específicos da cidade.

Apesar de questionamentos sobre sua implantação, o BRT tem se consolidado como um dos principais eixos estruturantes do transporte público de Salvador. O sistema permitiu não apenas a entrega de obras de urbanização ao longo do seu trajeto, mas também a chegada de veículos mais modernos à frota: ônibus com motorização traseira, modelos trucados de 15 metros, elétricos e até dois articulados.

No entanto, o crescimento da demanda traz novos desafios. A concentração de passageiros em horários de pico — sobretudo pela manhã na Rodoviária e à tarde/noite nas estações da região do Itaigara — revela a necessidade de adequações operacionais. Especialistas defendem a ampliação da frota de articulados, veículos de maior capacidade que poderiam aliviar a superlotação e melhorar o fluxo nos corredores.

Outro ponto de atenção é a linha B6, projetada para ligar a Estação da Lapa ao Aeroporto pela orla. Com previsão de início em 2026, o projeto ainda não saiu do papel e segue em compasso de espera. A implementação desse eixo será decisiva para consolidar o BRT como alternativa competitiva em Salvador, integrando áreas turísticas e de grande circulação.

O recorde de agosto, portanto, reforça o potencial do sistema, mas também evidencia que o desafio da mobilidade não se resume ao volume de passageiros transportados: passa pela capacidade de planejar e antecipar gargalos, ampliar a oferta e garantir que o BRT não repita os erros históricos do transporte coletivo da capital.

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