Por Emerson Pereira – Foto Alexandre Souza Carvalho
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) está avaliando mudanças significativas no sistema de transporte que atende às regiões de Fazenda Grande 2, 3 e 4, com foco nas linhas 1714 e 1715. Atualmente operando em sistema circular — em que uma linha faz o trajeto de ida por um caminho e a outra retorna por uma rota distinta — essas linhas têm enfrentado altos níveis de ociosidade em um dos sentidos, o que impacta diretamente na eficiência do serviço prestado.
Segundo fontes ouvidas pelo SóMob, o principal problema está no desequilíbrio de demanda entre os dois trajetos. Em horários de pico, um dos sentidos chega a circular com ônibus praticamente vazios, resultado de um desenho operacional que já não condiz com os padrões atuais de mobilidade e deslocamento dos moradores da região.
Diante disso, a Semob avalia adotar um novo modelo de operação: rotas de ida e volta com trajetos fixos para cada linha. A proposta é que a linha 1714 passe a ir e voltar pelo Terminal Águas Claras, passando pelas rótulas da 5, 8 e Feirinha, enquanto a 1715 seguiria ida e volta pela Av. 29 de Março, via Regional e Estrada Velha do Aeroporto.
Embora as mudanças tenham sido inicialmente cogitadas para entrar em vigor no próximo dia 28, fontes da secretaria indicam que ajustes operacionais e análises de impacto ainda estão em andamento. A intenção é evitar transtornos para os passageiros e garantir que o novo modelo seja capaz de suprir a demanda de forma equilibrada.
Análise SóMob: mais viagens, menos ociosidade e maior eficiência
A proposta de reconfiguração das linhas 1714 e 1715 revela um esforço da gestão municipal para alinhar o transporte coletivo à realidade operacional e econômica da cidade. Ao transformar linhas circulares em trajetos fixos de ida e volta, a prefeitura pode otimizar o uso da frota, reduzir os intervalos entre viagens e aumentar a frequência dos ônibus nos horários de maior movimento.
Isso representa um ganho importante para os passageiros, que passariam a contar com menor tempo de espera e uma melhor distribuição dos veículos ao longo do dia. Para o operador do sistema, por outro lado, a mudança pode tornar a linha mais rentável e sustentável, ao eliminar percursos com baixa ocupação e maximizar a eficiência nos sentidos com maior demanda.
A longo prazo, esse tipo de reorganização pode servir de modelo para outras regiões da cidade que enfrentam desafios semelhantes, mas sua implementação exige cautela. É essencial que a comunicação com a população seja clara, antecipada e acessível — especialmente para evitar confusões e garantir que os usuários consigam adaptar suas rotinas com tranquilidade.
A equipe do SóMob seguirá acompanhando de perto os desdobramentos desta proposta e ouvindo os usuários para avaliar os impactos dessa possível reconfiguração das linhas.
A linha 1715 tem que retornar pela brasil gas por causa do metrô e dos passageiros do Porto seco Pirajá pós não tem estação do metrô no Porto seco .e essa linha pega muita gente na avenida liomar balieiro que vem pra Brasil gás e Porto seco Pirajá ..