São Paulo amplia frota e consolida maior operação de ônibus elétricos do Brasil

0
71

Por Emerson Pereira – Fotos Sergio Barzaghi/Secom PMSP

São Paulo reforçou nesta segunda-feira (22) sua posição de liderança na mobilidade sustentável ao colocar em operação mais 120 ônibus elétricos. Com a nova entrega, a capital paulista passa a contar com 760 veículos movidos a bateria, além de 201 trólebus, somando 961 coletivos não poluentes — a maior frota de transporte urbano elétrico em todo o Brasil.

Segundo a Prefeitura da capital paulista, cada ônibus a diesel substituído reduz em média 87 toneladas de emissões de gás carbônico por ano, além de evitar o consumo de 35 mil litros de diesel. O impacto ambiental equivale ao plantio de 6,4 mil árvores por veículo, fortalecendo a estratégia da cidade no combate às mudanças climáticas.

Os novos ônibus 100% elétricos oferecem ainda mais conforto aos passageiros, com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e operação silenciosa. Motoristas também relatam ganhos diretos na saúde e bem-estar, já que os veículos reduzem ruídos e vibrações durante a condução.

Foto – Sergio Barzaghi/Secom PMSP

Embora São Paulo esteja na vanguarda do cenário nacional, outras capitais começam a avançar. Cidades como Curitiba e Porto Alegre, por exemplo, já possuem planos consistentes para eletrificar suas frotas urbanas. Em Salvador, atualmente, apenas oito ônibus elétricos estão em operação, todos no BRT Salvador. No entanto, a prefeitura da capital baiana já anunciou planos para expandir a frota com apoio de financiamentos do BNDES e do Novo PAC, o que deve impulsionar a transição energética no transporte coletivo local.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here