VLT Salvador: governo do estado define chegada dos trens e anuncia início de testes para 2026

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Por Emerson Pereira – Foto Joá Souza/GovBa

O Governo da Bahia confirmou nesta semana a data de chegada dos primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projeto que promete transformar a mobilidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador e da Região Metropolitana. Após visita à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP), foi definido que os primeiros equipamentos desembarcam na capital baiana a partir de 5 de dezembro de 2025. Já os testes em trilhos estão previstos para começar no início de 2026, dentro do cronograma estabelecido.

A expectativa pela obra é grande, sobretudo entre os moradores do Subúrbio, que aguardam há anos uma alternativa de transporte mais moderna e integrada após a desativação do antigo trem do subúrbio em 2021. O VLT surge como promessa de requalificação desse importante eixo de deslocamento, mas também como um teste de eficiência para o Estado, diante de um histórico de atrasos e mudanças em projetos de mobilidade na capital.

A visita à fábrica em Hortolândia (SP) contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues — Foto: Joá Souza/GovBA

Com investimento estimado em R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos, 42 paradas e deve ser concluído em 2028, alcançando o Comércio e conectando diferentes áreas da cidade. Além da extensão, o VLT prevê um pacote de modernizações tecnológicas, como Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, câmeras com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real.

O avanço das obras varia entre os três trechos do projeto. No primeiro, que liga a Calçada à Ilha de São João, já foi atingido 33,79% de execução — índice considerado expressivo, dado que o fornecimento de trilhos costuma levar de 12 a 18 meses para chegar ao destino, enquanto equipamentos elétricos podem demorar até 24 meses. No trecho 2, que conecta Paripe a Águas Claras, o avanço físico está em 19,99%, acompanhado de serviços de drenagem, terraplenagem e duplicação da BA-528. Já o trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, que será implantado no canteiro central das avenidas 29 de março e Orlando Gomes ainda engatinha, com apenas 2,11% de progresso.

Embora o cronograma aponte avanço superior à média nacional de obras ferroviárias, o desafio do governo será garantir a entrega dentro dos prazos anunciados. Para a população do Subúrbio, que há quatro anos convive com a ausência do trem, cada data definida reacende não apenas a esperança de mobilidade mais digna, mas também a cobrança por resultados concretos.

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