Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS
A Prefeitura de Salvador teve dois projetos aprovados no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro da linha de Mobilidade Urbana Sustentável. O resultado, divulgado na última quinta-feira (4), garante investimentos de R$ 180 milhões para a capital baiana, com destaque para a renovação completa do Sistema de Transporte Complementar (Stec), responsável pela operação dos micro-ônibus conhecidos como “Topic”.
Do total, R$ 95 milhões serão destinados à aquisição de 180 novos veículos para o Stec. A expectativa é substituir integralmente a frota atual, cuja idade média é de 11 anos, por uma frota zero quilômetro, equipadas com ar-condicionado, mais confortáveis e menos poluentes.
Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, o resultado é reflexo do esforço da gestão municipal em equilibrar investimentos tanto no sistema convencional quanto no complementar. “Esse é o resultado de um grande esforço que a Prefeitura tem feito para melhorar cada vez mais a qualidade do transporte da nossa cidade”, afirmou.
Apesar da aprovação, a Prefeitura ainda terá de cumprir etapas burocráticas para acessar os recursos. A próxima fase envolve a formalização de documentos junto ao Governo Federal e a autorização legislativa necessária para viabilizar a compra dos veículos.
O anúncio acontece em meio a um cenário de atrasos na renovação da frota em Salvador. Neste ano, cerca de 100 ônibus chegaram à capital, mas os veículos eram referentes ao cronograma de 2024, entregue com atraso por parte do fabricante. A renovação planejada para 2025 ainda não foi iniciada, o que reforça o desafio da gestão em transformar rapidamente a aprovação do PAC em benefícios concretos para os passageiros.