Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Honda
Mesmo com a entrada de novas marcas no mercado brasileiro de motocicletas, a Honda segue inalcançável. No primeiro semestre de 2025, a fabricante japonesa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando sua liderança com folga em um setor cada vez mais competitivo.
O avanço da Honda reflete uma combinação estratégica: forte presença nacional, portfólio diversificado e uma rede com mais de 1.100 concessionárias em todo o país. A marca domina os rankings de vendas com modelos consagrados. A linha CG, sozinha, respondeu por 224 mil unidades emplacadas — cerca de 32% das vendas da marca. Em seguida, vieram a Biz 125 (131 mil) e a Pop110i (113 mil).
“Os bons resultados mostram que estamos alinhados às expectativas dos nossos clientes, com produtos relevantes e uma rede sólida”, destaca Marcos Bento, Head Comercial da Honda Motos.
Produção acelerada e marcas históricas
A produção também acompanha o ritmo das vendas. No Polo Industrial de Manaus (AM), foram mais de 778 mil motocicletas fabricadas entre janeiro e junho — um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho garantiu à Honda marcos históricos importantes.
Poucos meses após alcançar 30 milhões de unidades produzidas no Brasil (em outubro de 2024), a montadora superou a marca de 31 milhões. A CG, modelo mais vendido da história do país, chegou a 15 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento em 1976. Além de ser referência em durabilidade e economia, tornou-se um símbolo da mobilidade sobre duas rodas.
No segmento CUB, outro marco: 7 milhões de unidades produzidas, puxadas principalmente pela popular Biz, um dos modelos mais vendidos da marca e bastante presente no dia a dia urbano dos brasileiros.
Novos modelos e aposta em alta cilindrada
A Honda também mostrou força em inovação com oito lançamentos planejados para 2025. Dois modelos já chegaram às lojas: a CB 500 Hornet, que marca a volta da lendária linha Hornet ao Brasil, e a NX 500, voltada ao segmento Adventure.

Outros cinco modelos devem chegar até o fim do ano: CRF 300F, CB 650R E-Clutch, XL 750 Transalp, CB 750 Hornet e CRF 1100L Africa Twin. Para 2026, a marca já anunciou a aguardada CB 1000 Hornet, reforçando sua aposta no segmento de alta cilindrada.
Mesmo com novas marcas disputando espaço no mercado nacional, a Honda mantém distância confortável da concorrência. Com resultados sólidos, marcos históricos e renovação constante do portfólio, a empresa mostra que ainda dita o ritmo do setor de motocicletas no Brasil.