Capôs mais altos aumentam risco para pedestres, alerta estudo europeu

0
22

Uma nova preocupação ronda o setor automotivo: a crescente altura dos capôs de veículos modernos pode estar colocando pedestres em risco — especialmente as crianças. De acordo com um estudo da organização Transport & Environment, o aumento da dimensão frontal dos carros compromete a visibilidade dos motoristas e pode ser fatal em atropelamentos.

Foto: TRX.

Entre 2010 e 2024, a altura média dos capôs saltou de 77 cm para 84 cm, impulsionada principalmente pela popularização dos SUVs, que já representam mais da metade das vendas de automóveis na Europa. A pesquisa foi feita em parceria com a Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

Cegueira frontal: o perigo invisível

Os testes de visibilidade mostraram que modelos como o Ram TRX e o Land Rover Defender possuem pontos cegos significativos à frente do veículo. Crianças de até nove anos podem simplesmente desaparecer do campo visual dos condutores ao atravessar na frente desses carros.

Outro estudo, realizado na Bélgica com base em 300 mil registros de acidentes, revelou que um aumento de 10 cm na altura do capô pode elevar em 27% o risco de morte de pedestres e ciclistas. Carros altos tendem a causar ferimentos mais graves, atingindo áreas vitais do corpo, enquanto veículos com capô mais baixo atingem as pernas com menos letalidade.

Propostas e reações

Para conter o avanço desse risco, a Transport & Environment propõe que seja estabelecido um limite legal de altura para capôs: no máximo 85 cm até 2035. Algumas cidades, como Paris e Lyon, já adotaram medidas para desencorajar veículos grandes, como tarifas de estacionamento mais altas para SUVs.

Em resposta, montadoras como a Jaguar Land Rover afirmam estar comprometidas com a segurança e destacam o investimento em tecnologias como detecção de pedestres e sistemas de frenagem automática.

Com informações do News Motor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here