A Estação Santo Amaro, que faz a integração entre as Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo, teve sua reforma e expansão concluída nesta semana, após cinco anos de obras. A principal mudança foi a inauguração de duas novas passarelas, paralelas à plataforma de embarque e desembarque da Linha 5, que passa sobre o Rio Pinheiros.

Foto: Divulgação.
Melhorias na infraestrutura
- Investimento de R$ 160 milhões na reforma.
- Instalação de oito escadas rolantes e quatro elevadores para facilitar o deslocamento dos passageiros.
- Novo mezanino e 4.000 m² de área construída entre as plataformas.
- Ampliação do espaço de interligação entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.
Histórico da obra e desafios enfrentados
A reforma começou em janeiro de 2020, mas sofreu atrasos devido ao desabamento das passarelas em agosto de 2021, o que paralisou os trabalhos até 2023. A concessionária ViaMobilidade foi multada em R$ 40 milhões pelos atrasos na entrega.
Reação dos passageiros
Usuários da estação comemoraram as melhorias. A analista de recursos humanos Ingrid da Costa, que utiliza a estação diariamente, destacou que a ampliação melhorou o fluxo de pessoas. O casal de aposentados Roberto Ferreira e Célia Regina do Campo também aprovou as mudanças, ressaltando que a conexão entre as linhas ficou mais prática.
Apesar da entrega, o canteiro de obras ainda bloqueia parte da ciclovia da Marginal Pinheiros, e a concessionária informou que ele será desmobilizado em 90 dias.
Com informações do Estadão Mobilidade.