A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, iniciou a instalação de barreiras de proteção nas portas automáticas das estações. A medida foi adotada 11 dias após a morte de Lourivaldo Ferreira da Silva, de 35 anos, que ficou preso entre a porta da plataforma e o trem na Estação Campo Limpo, no dia 6 de maio.

Foto: Divulgação.
Objetivo das barreiras de segurança
O novo mecanismo, chamado “gap filler”, foi desenvolvido para eliminar o espaço entre o vagão e a plataforma, impedindo que passageiros fiquem presos nesse vão. A instalação começou na madrugada de sábado (17) e será realizada apenas durante a noite, após o fim da operação comercial, para evitar impactos no funcionamento da linha.
Cronograma de instalação
- Duração: 90 dias
- Quantidade: 3.500 unidades de barreiras
- Cobertura: Todas as 17 estações da Linha 5-Lilás
- Primeira estação a receber o equipamento: Capão Redondo
Planos para sensores de presença
Além das barreiras físicas, a ViaMobilidade anunciou que pretende instalar sensores de presença em todas as portas da Linha 5-Lilás até o primeiro trimestre de 2026. Esses sensores serão capazes de detectar a presença de passageiros no vão e impedir que o trem siga viagem caso alguém esteja em risco.
A concessionária afirmou que a data pode ser antecipada, dependendo dos resultados dos testes. Atualmente, os sensores ainda estão em processo de fabricação.
Com informações do Mobilidade Estadão.