Por Emerson Pereira – Foto Betto JR/PMS
O BRT Salvador, um dos principais meios de transporte da capital baiana, atingiu um marco significativo em agosto, transportando 1.518.177 passageiros, um aumento de 107% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Prefeitura de Salvador. Este foi o maior número de passageiros desde o início das operações do sistema, em setembro de 2022.
Com ônibus circulando em vias exclusivas, o BRT Salvador promete aos usuários viagens mais rápidas, evitando congestionamentos da cidade. Nos últimos 12 meses, 14.443.628 passageiros utilizaram o sistema, conforme dados da gestão municipal.
O secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, destacou a importância desses resultados. “Implementamos um sistema que está sendo estudado por outras cidades do Brasil e do mundo. Esses números crescentes refletem a consolidação de um modal que prioriza os passageiros desde o embarque até o destino final”, afirmou Muller.
Até dezembro, duas novas linhas entrarão em operação: a B5 (Rodoviária x Lapa) e a B6 (Lapa x Aeroporto via orla), utilizando o modelo BRS, que combina vias exclusivas e trânsito misto. Além disso, 51 novos ônibus, incluindo dois articulados, reforçarão a frota do sistema.
“A Prefeitura está empenhada em melhorar a qualidade do sistema. Novos veículos, incluindo elétricos, serão adquiridos através de financiamentos nacionais e internacionais e devem chegar a Salvador em 2025”, acrescentou Muller.
O projeto do BRT Salvador vai além do transporte, incluindo intervenções de macrodrenagem, requalificação de vias, construção de elevados, paisagismo, iluminação e áreas de lazer. O sistema possui 13 km de vias exclusivas e 14 estações, beneficiando 18 bairros.
Desde sua implantação, o BRT trouxe mudanças significativas na dinâmica do transporte público em Salvador. Linhas que antes iam até Pituba, Itaigara e Av. Paulo VI agora terminam no Centro Empresarial Iguatemi, o que segundo a gestão municipal permite operações mais eficientes e um aumento no número de viagens diárias. Passageiros com destino a Pituba, Itaigara e Av. Paulo VI devem completar o trajeto com as linhas B1, B2 ou B3 do BRT.



