Por Emerson Pereira – Foto Divulgação GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues apresentou, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A cerimônia ocorreu na Avenida Paralela, em frente à sede da Receita Federal. As composições, produzidas pela Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) em Hortolândia, São Paulo, chegaram à capital baiana no início da semana após passarem por um processo de restabelecimento técnico-operacional. Cada trem é formado por sete módulos distribuídos em três seções.

Segundo o governador, os primeiros testes operacionais estão previstos para ocorrer a partir de 15 de dezembro, no trecho entre a Calçada e o Lobato. A gestão estadual também estima iniciar parte da operação comercial no segundo semestre de 2026. Hoje, o trecho Calçada–Ilha de São João está com cerca de 50% das obras concluídas; o segmento entre Paripe e Águas Claras avança em torno de 30%; já o trecho Águas Claras–Piatã ainda não teve sua execução iniciada.
Com investimento total de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador contará com 42 paradas distribuídas em três trechos: Calçada–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã.




