O Ministério dos Transportes deu início a um estudo que pode mudar radicalmente a cobrança de pedágios em trechos estratégicos do Rio Grande do Sul. A Portaria nº 842, publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Renan Filho, oficializou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para remodelar a concessão da Ecovias Sul. O objetivo é modernizar a exploração das rodovias e eliminar tarifas consideradas abusivas pela população.

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O estudo abrange 456,2 km de rodovias, incluindo a BR-116, de Camaquã até Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, e a BR-392, do Porto de Rio Grande até Santana da Boa Vista. A expectativa é que o novo contrato traga sistemas de cobrança mais inteligentes, como o modelo Free Flow, além de melhorias estruturais.
Entre os impactos previstos estão a redução ou até extinção de praças de pedágio consideradas injustificadas, exigência de pavimentação superior e duplicação de faixas para reduzir acidentes, além de benefícios diretos ao agronegócio, já que o trecho é vital para o escoamento agrícola até o Porto de Rio Grande.
O governo destacou que a aprovação do estudo não gera direito de ressarcimento à atual concessionária e nem obriga licitação imediata, mas abre caminho para um novo modelo de concessão. As próximas etapas incluem a validação técnica, consulta pública, licitação e transição para a nova administração.
Embora a confirmação oficial da retirada das praças só ocorra após o leilão, o movimento indica que os dias de tarifas elevadas em rodovias com infraestrutura precária podem estar chegando ao fim no estado.
Com informações do Garagem 360.




