Por Emerson Pereira – Foto Valter Pontes/PMS
A Prefeitura de Salvador entregou, na última terça-feira (30), a primeira etapa da requalificação da Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. A obra integra o conjunto de intervenções que vão preparar a via para receber a linha B6 do BRT, que ligará o Aeroporto à Estação da Lapa pela orla.
O trecho inaugurado tem 2 quilômetros de extensão, entre o viaduto Ministro Mário Andreazza e a Rua do BPO. No local, foram implantados uma ciclofaixa elevada, pontos de ônibus modernos com abrigos e baias, além da ampliação das calçadas, que agora contam com rampas de acessibilidade e piso tátil.
Com investimento de mais de R$ 11 milhões, a intervenção também incluiu a instalação de lixeiras e balizadores, reforço do paisagismo, melhorias na rede de drenagem para reduzir alagamentos e modernização da iluminação, com 100 novas luminárias, oito postes e nova infraestrutura elétrica.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis anunciou que a segunda e última fase da requalificação está em fase final de orçamento. O novo trecho terá mais 2 quilômetros, ligando a Rua do BPO até a Sereia de Itapuã. Assim, toda a Avenida Dorival Caymmi será contemplada, totalizando 4 quilômetros de extensão.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo da requalificação é melhorar a mobilidade e a segurança viária da região, priorizando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo, além de valorizar os espaços públicos como áreas de convivência. A expectativa é de que a obra também contribua para dar maior fluidez ao tráfego do BRT.
Alvo de desinformação

A requalificação da Avenida Dorival Caymmi foi alvo de fake news nas redes sociais. Uma imagem chegou a circular sugerindo que a ciclovia instalada não seguia padrões mínimos de segurança viária. No entanto, a foto era da Avenida Suburbana antes das adequações recentes realizadas pela Prefeitura.