Governo autoriza reforço no ferry-boat em meio à demora da ponte

0
84

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Internacional Travessias

O Governo da Bahia publicou, nos últimos dias, novos detalhes sobre a licitação para a aquisição de mais um ferry-boat que irá operar na travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A embarcação deve reforçar a frota atual, composta por sete barcos em operação, em um contexto de críticas recorrentes à qualidade do serviço, especialmente em períodos de alta demanda.

Na terça-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues confirmou à imprensa que autorizou o início do processo de compra. Segundo ele, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) recebeu aval para publicar o edital de licitação ainda naquela semana, o que se concretizou com a divulgação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (9).

De acordo com o documento, o ferry a ser adquirido deverá ter até dez anos entre a data de construção e o início da operação ou, alternativamente, um limite máximo de 14.400 horas de funcionamento para ser incorporado ao sistema. A abertura das propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 10h, em sessão realizada por meio do site de licitações do Banco do Brasil.

A iniciativa surge após um novo ciclo de reclamações de usuários, intensificadas durante as festas de fim de ano, quando filas extensas e longos tempos de espera voltaram a marcar a travessia entre a capital e a ilha. Embora a ampliação da frota seja vista como uma medida necessária no curto prazo, ela também evidencia a dependência contínua do sistema ferry-boat.

Mais de uma década após o anúncio da Ponte Salvador–Itaparica — projeto apresentado como solução definitiva para a ligação entre as duas margens da Baía de Todos-os-Santos —, a obra segue sem avanços concretos. Prometida sucessivamente nas gestões de Jaques Wagner, Rui Costa e, agora, Jerônimo Rodrigues, a ponte permanece no campo das expectativas, enquanto o Estado aposta em medidas paliativas para atender a uma demanda estrutural que continua sem resposta de longo prazo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here