Por Emerson Pereira – Foto Reprodução SóMob
Após o recente reajuste da tarifa dos ônibus urbanos de Salvador e o posicionamento do Governo do Estado pelo congelamento do valor cobrado no metrô, usuários do transporte metropolitano passaram a questionar, nos últimos dias, a possibilidade de aumento na tarifa dos ônibus que operam na Região Metropolitana. As dúvidas chegaram ao SóMob por meio das redes sociais, refletindo a apreensão dos passageiros diante do cenário de ajustes no sistema de transporte da capital.
Diante da demanda, o SóMob procurou a assessoria de imprensa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para saber se há, neste momento, previsão ou estudos em andamento para um eventual reajuste da tarifa do transporte metropolitano. Até o fechamento desta matéria, o órgão estadual responsável pela gestão do sistema não havia se manifestado.
O sistema de transporte metropolitano é alvo frequente de reclamações por parte dos usuários, principalmente em relação à frota envelhecida, composta em grande parte por ônibus remanescentes do antigo sistema Integra, após sua desativação em Salvador. Nos últimos anos, o sistema, que segue sem licitação, perdeu diversas empresas operadoras e enfrenta dificuldades operacionais. Recentemente, o Governo do Estado realizou um aporte de aproximadamente R$ 30 milhões às empresas para garantir a continuidade do serviço.



