Por Emerson Pereira – Foto Renato Ribeiro/CTB
Os trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a chegar a Salvador no início de dezembro e já passam pelas primeiras etapas de preparação para o início dos testes operacionais. Na semana passada, os primeiros vagões foram instalados nos trilhos do pátio de manutenção, localizado no bairro da Calçada, e deslocados com o auxílio de um trator rebocador até a oficina do sistema.
No local, os veículos passam por atualizações de software, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes técnicos necessários para a realização dos primeiros testes no trecho 1 do projeto. Após o descarregamento, os sete vagões apresentados pelo Governo do Estado no último dia 3 de dezembro foram acoplados e energizados, dando início à fase inicial de ajustes e checagem de funcionalidades.
De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos estão previstos para começar em janeiro, em um trajeto entre a Calçada e o Lobato. Essa fase deve se estender por cerca de seis meses. Já a operação assistida do sistema está programada para o segundo semestre de 2026, entre os meses de julho e agosto, às vésperas das eleições estaduais.
Com investimento estimado em R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador contará com 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídas em três trechos. O trecho 1 ligará o Comércio à Ilha de São João; o trecho 2 conectará Paripe a Águas Claras; e o trecho 3 fará a ligação entre Águas Claras e Piatã. A conclusão total das obras está prevista para o final de 2028.



