Chevrolet Cobalt ou Prisma? Comparativo revela qual sedã usado oferece melhor custo-benefício

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No mercado de sedãs compactos usados da Chevrolet, dois modelos disputam a preferência dos consumidores: o Cobalt LTZ 1.8 Automático e o Prisma LTZ 1.4 Automático. Embora o Prisma tenha conquistado maior popularidade desde seu lançamento em 2013, o Cobalt, após uma reestilização e melhorias no acabamento, busca reafirmar seu valor com atributos que vão além do preço.

Foto: Divulgação.

Segundo a tabela Fipe atual, o Prisma LTZ 1.4 automático está avaliado em R$ 43.831, enquanto o Cobalt LTZ 1.8 automático aparece com valor inferior, de R$ 38.130. Apesar da diferença, o Cobalt entrega um conjunto mais robusto, especialmente em desempenho, espaço interno e conforto.

No quesito motorização, o Cobalt se destaca pelo torque superior: são 17,1 kgfm a 3.800 rpm, contra 13,9 kgfm do Prisma, que exige rotações mais altas (4.800 rpm) para atingir seu pico. Essa diferença se traduz em maior agilidade no trânsito urbano e melhor desempenho em retomadas e subidas. Em testes, o Cobalt acelerou de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, enquanto o Prisma levou 12,6 segundos.

O consumo, por sua vez, não apresenta vantagem significativa para o Prisma. No ciclo urbano com etanol, o Cobalt registrou 6,4 km/l, contra 6,5 km/l do Prisma. Na estrada, a diferença também é pequena: 11,1 km/l para o Cobalt e 11,8 km/l para o Prisma. A explicação está no câmbio, que no Prisma tende a segurar mais as marchas, penalizando o consumo.

Em termos de espaço e conforto, o Cobalt é claramente superior. Com 21 cm a mais de comprimento e 10 cm extras de entre-eixos, oferece mais conforto para os ocupantes traseiros e um dos maiores porta-malas da categoria, com 541 litros — superando os 513 litros do Prisma. O modelo também recebeu melhorias no isolamento acústico e acabamento interno, aproximando-se dos sedãs médios.

Ambos os modelos contam com equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, piloto automático, sensor de estacionamento e sistema multimídia MyLink. No entanto, o Cobalt leva vantagem ao incorporar a segunda geração do MyLink, compatível com Apple CarPlay e, futuramente, Android Auto. Na segurança, os dois oferecem airbag duplo e freios ABS, mas o Cobalt demonstrou melhor capacidade de frenagem, parando a 80 km/h em apenas 25 metros, contra 33,9 metros do Prisma.

Apesar de compartilharem algumas limitações — como a ausência de Isofix e do terceiro encosto de cabeça traseiro — o Cobalt LTZ 1.8 automático se mostra a opção mais vantajosa no mercado de usados. Com desempenho superior, maior espaço interno, acabamento mais refinado e preço mais acessível, ele representa o melhor custo-benefício para quem busca um sedã completo e confiável.

Com informações do Garagem 360.

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