Por Emerson Pereira – Foto Divulgação BYD
Após concentrar suas vendas de chassis para ônibus convencionais e articulados, a BYD dá um novo passo estratégico no mercado brasileiro com o lançamento do BC10LE, seu primeiro chassi elétrico voltado ao segmento de Midis e Microônibus. A novidade foi apresentada durante a Arena ANTP 2025, realizada entre os dias 28 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo — um dos principais encontros de mobilidade urbana da América Latina.
Com o BC10LE, a fabricante chinesa — líder global em tecnologia e soluções de eletrificação — reforça sua ofensiva no transporte urbano de menor porte, destacando flexibilidade, segurança, eficiência e versatilidade. O novo modelo foi desenvolvido especialmente para atender às condições das cidades brasileiras, combinando baixo custo operacional e autonomia ampliada.
“O novo chassi elétrico BC10LE representa um passo importante nessa jornada. É um modelo criado especialmente para as necessidades das cidades brasileiras, com eficiência, autonomia e baixo custo operacional”, destacou Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil.
Durante o evento, a empresa apresentou também outras soluções de eletrificação, como as baterias Blade BYD, o Dolphin Mini Cargo, a estação de recarga Charge Grid Zero e a empilhadeira Fork-lift.
Com 10 metros de comprimento e design modular, o BC10LE permite ajustes em dimensão, peso e carroceria conforme a aplicação. O sistema elétrico otimiza o controle de potência, reduz perdas e recupera energia durante a frenagem, garantindo maior eficiência energética — mesmo em trajetos urbanos com paradas constantes.
O modelo é equipado com a bateria Blade BYD, lançada mundialmente em 2020 e reconhecida por redefinir padrões de segurança na indústria. A tecnologia de lítio-ferro-fosfato oferece alta estabilidade térmica, reduz riscos de incêndio e mantém mais de 3.000 ciclos de recarga com mínima degradação.
Além da emissão zero, a BYD estima que cada chassi produzido evita 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores, com vida útil de até 15 anos — superior à média de 10 anos dos modelos a diesel.
O lançamento também se alinha à estratégia de nacionalização da cadeia produtiva: a partir de 2026, a unidade da BYD em Manaus (AM) iniciará a fabricação dos packs das baterias Blade, fortalecendo a produção local e impulsionando a presença da marca no mercado de transporte público sustentável.





