Por Emerson Pereira – Foto Divulgação CCR Metrô
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nas redes sociais que o governo federal autorizou a expansão do Metrô de Salvador até o Campo Grande, dentro do conjunto de investimentos do Novo PAC. A iniciativa também prevê a assinatura do contrato para a aquisição de dez novos trens destinados ao sistema metroviário da capital baiana.
Segundo o ex-governador da Bahia, a ampliação representará um acréscimo de 40 novos vagões, aumentando a capacidade de atendimento para mais de 12 mil passageiros simultaneamente na Linha 1.
O investimento total está estimado em cerca de R$ 648 milhões. Atualmente, o metrô de Salvador conta com duas linhas — Linha 1, que liga Águas Claras à Lapa, e Linha 2, que vai da Rodoviária até o Aeroporto. Juntas, elas somam aproximadamente 38 quilômetros de extensão e operam diariamente das 5h à meia-noite, conectando importantes regiões da capital e da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas.
A frota do sistema metroviário é composta por dois modelos de trens. Os mais antigos, da série Alpha, operam exclusivamente na Linha 1, enquanto os modelos mais recentes atendem as duas linhas, oferecendo maior conforto e tecnologia aos passageiros.