Por Emerson Pereira – Foto Ascom Semob
A Secretaria de Mobilidade (Semob) iniciou uma nova etapa de testes com um modelo inédito de ônibus 100% elétrico nas ruas de Salvador. O veículo, fabricado pela Mercedes-Benz, é o modelo eO500U, e representa mais um passo dentro do projeto da Prefeitura que busca ampliar o uso de energia limpa no sistema BRT da capital.
O SóMob acompanhou em primeira mão a chegada e os primeiros dias de operação do coletivo, que começou a circular na linha B1 do BRT Salvador na última quarta-feira (15). O teste, com duração prevista de 30 dias, tem o objetivo de avaliar o desempenho do veículo em condições reais de operação, analisando aspectos como autonomia, conforto e eficiência energética.
Segundo a Semob, essa fase faz parte de uma série de análises realizadas com diferentes fabricantes, voltadas à elaboração de estudos técnicos que vão subsidiar a futura aquisição de ônibus elétricos por meio de uma operação de crédito em negociação com o Banco Mundial.
Com capacidade para até 80 passageiros, o modelo da Mercedes-Benz traz recursos tecnológicos voltados à mobilidade sustentável. O eO500U é equipado com motores elétricos de 250 kW (340 cv) no eixo traseiro, autonomia estimada de até 280 km, ar-condicionado de alto desempenho, piso baixo para acessibilidade, suspensão pneumática e sistema de freios regenerativos, que reaproveitam energia durante as frenagens. Além disso, oferece portas USB sob os assentos, um diferencial de conforto para os usuários.

De acordo com o secretário de mobilidade, Pablo Souza, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização do transporte público.
“Estamos em fase preparatória para a compra, pela primeira vez na história, de cerca de 100 ônibus elétricos que vão compor e ampliar a frota do BRT Salvador, transformando a mobilidade na cidade”, afirmou.
Atualmente, Salvador já conta com oito ônibus elétricos em operação no BRT e o maior eletroterminal público de recarga do Brasil, consolidando-se como uma das capitais brasileiras mais avançadas na implantação de tecnologias sustentáveis no transporte coletivo.