Ônibus pega fogo no Uruguai e reacende debate sobre idade da frota em Salvador

0
253

Por Emerson Pereira – Foto Sindicato dos Rodoviários

Na manhã desta quarta-feira (8), um ônibus do consórcio Plataforma, identificado pelas cores amarelas, foi completamente destruído após pegar fogo no bairro do Uruguai, em Salvador. O veículo operava a linha 0720 Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa e realizava sua primeira viagem do dia quando o incêndio começou.

Segundo relatos de testemunhas, o fogo teria sido provocado por uma pane elétrica. Os rodoviários tentaram conter as chamas, mas não tiveram sucesso e precisaram acionar o Corpo de Bombeiros. Apesar da gravidade do incidente, não houve registro de feridos.

O episódio volta a expor o problema da idade avançada da frota de ônibus do sistema Integra. O veículo incendiado foi fabricado em 2014 e já deveria ter sido retirado de circulação há cerca de três anos, caso o contrato licitatório firmado em 2015 estivesse sendo cumprido integralmente. Há, inclusive, ônibus de 2012 ainda em operação no sistema.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) anunciou um plano de renovação agressivo da frota para 2025. No entanto, até o momento, nenhum dos novos ônibus prometidos para este ano foi entregue. Os 105 veículos que chegaram à capital em 2025 fazem parte da renovação de 2024, sendo entregues com atraso por conta de pendências junto ao fabricante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here