Volare apresenta modelos que podem marcar a renovação do STEC em Salvador

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Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Volare

A Volare, líder nacional na produção de micro-ônibus, foi uma das protagonistas da Fenatral – XXV Encontro Nacional do Transporte Complementar e Alternativo, realizado entre 11 e 13 de setembro em Salvador. A fabricante levou ao evento dois modelos estratégicos de seu portfólio urbano: o Attack 10 Urbano e o Fly 12, ambos com características que dialogam diretamente com a realidade do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) da capital baiana.

Com a confirmação da Prefeitura de Salvador de que o STEC passará por uma renovação de 180 veículos financiados com recursos do Novo PAC, cresce a expectativa sobre quais modelos poderão ser incorporados à frota. E os veículos apresentados pela Volare despontam como fortes candidatos, tanto pela adequação técnica quanto pela tradição da marca no segmento.

“Nosso objetivo é colaborar com soluções eficientes e inovadoras para a mobilidade nas cidades, oferecendo produtos e serviços que atendam às necessidades e particularidades de cada região do País”, afirmou Sidnei Vargas, gerente executivo da Volare.

Attack 10 Urbano: robustez com foco no transporte urbano

Apresentado pela primeira vez ao público baiano, o Attack 10 Urbano tem 10,14 metros de comprimento e capacidade para 56 passageiros (32 sentados e 24 em pé). O modelo foi desenvolvido para atender tanto o transporte urbano quanto o complementar, oferecendo itens opcionais como ar-condicionado dutado, tomadas USB, itinerário eletrônico e meia parede de separação atrás do motorista.

O veículo é equipado com motorização Cummins de 175 cv e 600 Nm de torque, atributos que reforçam sua robustez, mas também prometem equilíbrio entre conforto e eficiência operacional – fatores cruciais em um sistema que exige agilidade nas rotas e custo acessível na operação.

Fly 12: o “super micro” que amplia as possibilidades

Já o Fly 12 se apresenta como o maior micro-ônibus do mercado brasileiro, com até 64 lugares na versão escolar e até 45 na versão fretamento. Com 11,73 metros de comprimento e 3,33 metros de altura, o modelo inaugura a categoria dos chamados “super micros”, posicionando-se como uma alternativa intermediária entre o ônibus convencional e o micro-ônibus tradicional.

Segundo Vargas, “o Fly 12 reforça nossa estratégia de pensar à frente, com foco em inovação, eficiência e atendimento às demandas de clientes e operadores”. Além da alta capacidade, o modelo se diferencia pelos custos reduzidos de aquisição e operação, além da dirigibilidade mais simples que a de um ônibus tradicional.

Perspectivas para Salvador

Seja pelo porte adequado do Attack 10 ou pela versatilidade do Fly 12, a presença da Volare na Fenatral não apenas apresentou novidades ao setor, mas também sinalizou caminhos para a renovação do STEC. Com a pressão do poder público por veículos mais modernos, acessíveis e eficientes, os modelos exibidos podem se consolidar como protagonistas de uma nova fase do transporte complementar em Salvador – uma etapa que promete mais conforto aos usuários e maior competitividade operacional aos permissionários.

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