Saiba todos os detalhes da licitação e como serão os 226 novos ônibus que Salvador vai receber do Novo PAC

0
116

Por Emerson Pereira – Foto Ascom Semob

A Prefeitura de Salvador lançou, nesta sexta-feira (6), a licitação para aquisição de 226 novos ônibus com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento estimado é de R$ 264 milhões, e o processo, conduzido pela Secretaria de Mobilidade (Semob), será vencido pela empresa que apresentar a menor proposta.

O edital divide a compra em três lotes e prevê que todos os veículos sejam zero quilômetro e equipados com tecnologia Euro 6, que garante menor emissão de poluentes. Os requisitos mínimos incluem ar-condicionado, três vagas para cadeirantes, motor dianteiro, três portas de acesso, até 14 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 70 passageiros.

Um dos destaques da licitação é a volta do painel eletrônico traseiro de identificação das linhas, ausente na frota desde 2019. Na época, além de não equipar os novos veículos, as empresas do Integra chegaram a retirar os dispositivos de ônibus que já contavam com o equipamento, gerando reclamações constantes de passageiros que não conseguiam identificar o destino dos coletivos pela parte traseira.

O cronograma de entrega estabelece a chegada de 60 ônibus em até 90 dias após a homologação do resultado, outros 75 em até 180 dias e os 91 restantes em até 240 dias. O layout dos veículos será definido pela gestão municipal.

Ainda não há uma definição oficial sobre como os novos coletivos serão operados. A prefeitura avalia se fará a gestão direta, em um modelo semelhante ao da antiga Transur, ou se os ônibus serão concedidos à iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com os operadores do Integra. Independentemente do formato, a expectativa é que a nova frota contribua para melhorar a qualidade e a confiabilidade do transporte público de Salvador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here