Por Emerson Pereira – Foto Divulgação GovBa
Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniram para discutir temas de interesse da capital e do estado. O encontro, marcado por uma pauta ampla, tratou de áreas essenciais como segurança, saúde e educação. Entretanto, questões ligadas ao transporte público e à mobilidade urbana ainda não entraram em debate e devem ser discutidas futuramente.
A ausência desse tema chama atenção, já que a mobilidade é um dos principais desafios de Salvador. Diante disso, o SóMob listou alguns pontos que precisam entrar na agenda conjunta entre prefeitura e governo estadual:
Inauguração do Terminal Campinas de Pirajá: obra estruturante para desafogar a região e melhorar a integração com o metrô;
Mudanças na alíquota dos combustíveis para empresas de ônibus: fator que impacta diretamente nos custos do transporte coletivo e, por consequência, na tarifa paga pelo passageiro;
Investimentos em infraestrutura viária: fundamentais para reduzir congestionamentos e garantir mais fluidez ao sistema de transporte.
Mais do que uma formalidade, encontros como o desta quarta-feira têm papel estratégico para a população. A superação de diferenças partidárias e ideológicas em torno de pautas comuns pode destravar soluções importantes para o dia a dia de quem depende dos serviços públicos.
No caso da mobilidade, cada decisão tomada em conjunto entre prefeitura e governo pode significar mais qualidade, eficiência e acessibilidade no transporte coletivo da capital.