Ônibus articulados voltam a ganhar destaque nos sistemas de transporte urbano brasileiros

0
8

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação

As grandes cidades brasileiras estão voltando a apostar no protagonismo dos ônibus articulados, e agora apostam em modelos elétricos como solução para o transporte coletivo de massa. Goiânia é a mais recente capital a receber veículos desse tipo, enquanto Curitiba testa um biarticulado produzido pela Volvo, Porto Alegre incorporou articulados elétricos à sua frota e São Paulo tem intensificado a aquisição de superarticulados de 23 metros para reforçar sua rede de alta capacidade.

Foto Divulgação Eletra

Esse movimento mostra que, em corredores estruturados, os ônibus de grande porte continuam sendo fundamentais para garantir eficiência operacional, maior conforto e redução da frota necessária para atender a grandes volumes de passageiros. Com autonomia elétrica cada vez mais robusta e tecnologias de recarga mais rápidas, esses veículos se consolidam como alternativa sustentável para atender a demanda crescente de deslocamentos nas metrópoles.

Foto Cesar Lopes/PMPA

Em Salvador, o BRT iniciado em 2022 com uma frota de convencionais de 13 metros precisou ampliar sua capacidade, adquirindo em 2024 ônibus trucados de 15 metros e, mais recentemente, dois articulados de 18 metros. Ainda que os “sanfonados” representem um passo importante, o sistema já sinaliza a necessidade de expandir a frota desse tipo de veículo para manter o nível de atendimento esperado de um corredor de demanda concentrada.

A experiência de capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e agora Goiânia reforça a tendência: ônibus elétricos de grande porte voltam a ocupar posição de destaque como peça-chave na mobilidade urbana sustentável e eficiente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here