Por Emerson Pereira – Foto Google Street View
Mais de um ano depois da conclusão das obras do Terminal de Campinas de Pirajá, o equipamento permanece sem inauguração pelo Governo do Estado. Diante desse impasse, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), afirma que tem buscado alternativas para ampliar a oferta de transporte público na região e reduzir os impactos da ausência de funcionamento do terminal.
Segundo a gestão municipal, em 2025 foram reforçadas as conexões entre ônibus e metrô na área. Atualmente, mais de 20 linhas do sistema Integra utilizam o ponto de parada instalado em frente à Estação Campinas, na BR-324, espaço que, desde 2023, se consolidou como um polo de integração entre modais. Entre os destinos atendidos estão regiões estratégicas como Pirajá, Barroquinha, Ribeira, Iguatemi, Campo Grande e Fazenda Grande do Retiro.
Apesar do roteiro não atender diretamente às imediações do novo terminal, a Semob afirma que reativou, no início do ano, a linha 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira, ampliando a cobertura no entorno. Além disso, já está prevista a criação da linha 1800 – Terminal Campinas de Pirajá x Oscar Seixas/Dique do Cabrito, que só entrará em operação após a entrega oficial do terminal, sob responsabilidade da gestão estadual.
Em entrevista ao Portal SóMob, o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, avaliou a medida como estratégica:
“Esse reforço demonstra o compromisso da Prefeitura em garantir mobilidade de qualidade para os moradores de Campinas de Pirajá. Com mais opções de ônibus integrados ao metrô, o deslocamento diário fica mais rápido, seguro e eficiente.”
Segundo o secretário, a iniciativa integra um plano maior de fortalecimento da rede de transporte:
“Estamos ampliando a rede de conexões entre ônibus e metrô para que a população tenha sempre a melhor alternativa de deslocamento.”
Lista de linhas do Integra que utilizam o ponto em frente à Estação Campinas de Pirajá:
0203 – Terminal Pituaçú x Ribeira
0310 – Aeroporto x Barroquinha
0331 – Itapuã x Fazenda Grande do Retiro
1317 – Pau da Lima x Barroquinha
1321 – São Marcos x Barroquinha
1324 – Sete de Abril x Estação Pirajá
1328 – Estação Mussurunga x Estação Pirajá
1338 – Vila Canária x Estação Pirajá
1367 – Pau da Lima x Campo Grande/Barra
1383 – Creche x Estação Pirajá
1397 – Canabrava x Estação Pirajá
1399 – Jardim Cajazeiras x Estação Pirajá
1399-01 – Dom Avelar x Estação Pirajá
1403 – Cajazeiras 11 x Ribeira
1419 – Boca da Mata x Shopping da Bahia
1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira (reativada em 2025)
1521-01 – Pirajá/Rua Nova x Estação Pirajá (via BR-324)
1636 – Mirantes de Periperi x Imbuí/Boca do Rio (via BR-324)
1671 – Paripe x Iguatemi
1673 – Fazenda Coutos x Iguatemi
1706 – Terminal Águas Claras x Estação Pirajá (via Castelo Branco)
1720 – Terminal Águas Claras x Estação Pirajá (via BR-324)
Análise SóMob
O prolongamento da indefinição em torno do Terminal de Campinas de Pirajá expõe um descompasso entre os investimentos estaduais em infraestrutura e a necessidade imediata da população. Apesar de pronto há mais de um ano, o espaço permanece fechado por “trâmites burocráticos”, conforme alegado pela Companhia de Trens da Bahia (CTB) em 2024. Passado esse período, a ausência de uma solução definitiva gera frustração entre moradores e coloca pressão sobre o sistema já existente.
Enquanto o Estado não inaugura o terminal, a Prefeitura tenta mitigar os efeitos, apostando no fortalecimento do ponto de integração junto à estação de metrô. A medida garante certo alívio à mobilidade local, mas não substitui o impacto que um terminal estruturado pode oferecer.
A situação evidencia um problema recorrente na mobilidade de Salvador: obras concluídas que demoram a entrar em operação, deixando a população em compasso de espera e obrigando gestores a improvisarem soluções temporárias.