Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) deve passar por uma renovação completa da frota de ônibus, com a chegada de 300 veículos mais modernos e sustentáveis, segundo reportagem do jornal A Tarde, assinada por Flávia Requião. A previsão é que a substituição ocorra até o segundo semestre de 2026, após a conclusão do processo licitatório, programado para ter início no começo daquele ano.
O projeto prevê 180 ônibus 100% elétricos e 120 movidos a diesel com tecnologia Euro 6 – todos zero quilômetro. A compra será viabilizada com recursos de R$ 670 milhões já aprovados pelo Novo PAC do Governo Federal. A proposta do governo estadual é redesenhar todo o sistema metropolitano para atender de forma integrada as cidades de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.
A renovação de frota da RMS é uma demanda antiga. O transporte metropolitano convive há anos com problemas estruturais e uma frota envelhecida – a idade média chega a 15 anos. Em muitos casos, os veículos só ingressaram no sistema metropolitano após serem desativados na capital baiana, o que compromete a qualidade do serviço e a confiança do usuário.
Análise SóMob – Embora a previsão de novos ônibus e o uso de tecnologia mais limpa representem um avanço, o cronograma revela que a licitação do sistema metropolitano seguirá sendo adiada, prolongando a precariedade atual. O modelo vigente, sem parâmetros claros de qualidade e obrigações contratuais, mantém empresas e passageiros em um cenário de insegurança.
É urgente que a Agerba estabeleça critérios mínimos de operação, fiscalize de forma efetiva e ofereça garantias contratuais e financeiras para que as operadoras possam investir com segurança. O passageiro da RMS já esperou demais por um transporte público digno e confiável.