Treze linhas de ônibus terão reforço a partir desta terça (22) em Salvador; quatro novas rotas são criadas

0
167

Por Emerson Pereira – Foto Léo Queiroz

A partir desta terça-feira (22), a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) inicia uma série de ajustes no sistema de transporte público, com reforço em 13 linhas de ônibus que atendem as estações Pirajá, Mussurunga e Águas Claras, além da criação de quatro novas rotas em bairros específicos da capital. A medida é apresentada como uma tentativa de melhorar o atendimento nos horários de pico, mas, na prática, a maior parte dos reforços se resume a acréscimos modestos — em muitos casos, de apenas uma viagem a mais por dia.

Estação Pirajá: ajustes pontuais e nova linha para a Cidade Baixa

O principal destaque é a criação da linha 1344 (Estação Pirajá – Bonfim/Ribeira via Ligação Lobato/BR-324), que substitui a antiga 1342-03 e passa a atender a Cidade Baixa com 35 viagens diárias nos dias úteis. A nova rota deve melhorar o acesso à Ribeira, Bonfim e Mont Serrat, embora a cobertura ainda dependa da regularidade da operação.

Já o reforço em outras seis linhas que operam na região da Avenida Suburbana e no entorno da Estação Pirajá é, na maioria dos casos, simbólico:

  • 1550: de 71 para 72 viagens;
  • 1550-01: de 13 para 14 viagens;
  • 1655-02: de 11 para 13 viagens;
  • 1647-01: de 19 para 21 viagens;
  • 1647-02: de 22 para 24 viagens;
  • 1647-05: inserida com apenas 3 viagens por dia.

Apesar de responderem a demandas identificadas por estudos e diálogo com comunidades locais, os acréscimos sugerem um impacto limitado no dia a dia do passageiro, sobretudo nos horários mais críticos.

Mussurunga: novas rotas e reforço pontual

Na Estação Mussurunga, duas novas linhas foram criadas para atender o Bairro da Paz:

  • 1057-01: uma única viagem nos dias úteis, às 4h35;
  • 1078-01: 21 viagens por dia útil, mas sem atendimento à Ladeira do Abaeté e ao Terminal de Itapuã.

Outras duas linhas foram ajustadas:

  • 1049-01: de 5 para 6 viagens;
  • 1057: mantém 33 viagens por dia útil.

Novamente, os acréscimos são tímidos diante da alta demanda da região, e a concentração dos reforços no início da manhã indica que a sobrecarga nos demais horários ainda persiste.

Águas Claras: operação por demanda e medidas paliativas

No Terminal Águas Claras, onde o tráfego é impactado pelas obras de duplicação da BA-528 (Estrada do Derba), a operação dos ônibus no turno da tarde passou a ser feita por demanda. Isso significa que os veículos são alocados conforme a fila de espera e não necessariamente seguem horários fixos.

Entre as mudanças:

  • Criação da linha 1710-03 (Terminal Águas Claras – Valéria R1) com apenas 4 viagens no pico da tarde, em formato expresso;
  • Reforços pontuais nas linhas:
    • 1710-01: de 5 para 6 viagens;
    • 1711-01: de 9 para 13 viagens;
    • 1717-01: de 5 para 6 viagens;
    • 1718-02: de 7 para 9 viagens;
    • 1718-04: de 8 para 9 viagens.

Balanço: avanços tímidos frente aos desafios do sistema

Embora a iniciativa da Semob indique uma preocupação com o atendimento em áreas críticas da cidade, o impacto real das mudanças pode ser limitado. A maioria dos reforços representa apenas um acréscimo de viagem por dia — o que, para um sistema com horários defasados e superlotação nos picos, soa mais como ajuste paliativo do que como uma expansão robusta.

Os dados também sugerem que a ampliação do serviço continua a depender de intervenções pontuais e medidas emergenciais, como a operação por demanda, em vez de um redesenho estrutural mais ambicioso e sustentável. Para os usuários, a percepção de melhora dependerá, sobretudo, da pontualidade e frequência reais das viagens, além da transparência no acompanhamento dessas mudanças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here