A segurança ao volante começa no único ponto de contato entre o carro e o asfalto: os pneus. E um dos fatores mais críticos para garantir aderência e estabilidade é a profundidade dos sulcos — aquelas ranhuras na banda de rodagem que ajudam a drenar a água e evitar a temida aquaplanagem.

Foto: Divulgação.
Segundo especialistas da Continental Pneus, como Rafael Astolfi, o limite legal mínimo é de 1,6 mm, mas o ideal é manter os sulcos com pelo menos 3 mm para garantir eficiência em frenagens e curvas, especialmente em pistas molhadas.
Como usar a moeda de R$ 1 para medir os sulcos
Você não precisa de ferramentas sofisticadas para verificar o desgaste dos pneus. Basta uma moeda de R$ 1 e atenção aos detalhes:
- Insira a moeda nos sulcos do pneu, com o anel dourado voltado para baixo.
- Observe se o anel dourado desaparece dentro do sulco.
- Se desaparecer: o pneu está em boas condições.
- Se ficar visível: os sulcos estão rasos e o pneu deve ser substituído.
Esse método é simples, rápido e pode ser feito em casa, antes de pegar a estrada ou enfrentar dias chuvosos.
Por que isso importa?
- Pneus com 3 mm de sulco: frenagem em pista molhada ocorre em até 2 carros de distância.
- Pneus com 1,6 mm: essa distância dobra para 4 carros, aumentando o risco de colisões.
Além disso, pneus desgastados podem gerar multas e 5 pontos na CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Dica extra: conheça os TWI
Os pneus também possuem indicadores de desgaste chamados TWI (Tread Wear Indicator) — pequenas elevações entre os sulcos. Quando a banda de rodagem atinge o nível desses marcadores, é hora de trocar o pneu.
Com informações do News Motor.