Peugeot apresenta o E-208 GTi: primeiro GTi 100% elétrico da marca estreia com 280 cv e DNA esportivo

0
13

Durante o tradicional evento das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot surpreendeu o público ao lançar oficialmente o novo E-208 GTi — o primeiro veículo totalmente elétrico da marca a ostentar a emblemática sigla GTi. O modelo representa a reinterpretação moderna da linhagem esportiva francesa, que havia sido encerrada em 2020 com o 308 GTi a combustão.

Foto: Divulgação.

Desenvolvido pela divisão Peugeot Sport, o E-208 GTi chega para ocupar um lugar de destaque no segmento dos compactos elétricos esportivos da Europa. Equipado com motor dianteiro de 280 cavalos e torque de 35,2 kgfm, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h para preservar a eficiência energética.

Para lidar com esse desempenho, o modelo recebeu ajustes importantes na parte mecânica: suspensão esportiva rebaixada em 30 mm, bitolas mais largas, diferencial autoblocante, barra estabilizadora, freios dianteiros de 355 mm com pinças de quatro pistões e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 calçando rodas exclusivas de 18 polegadas.

Visualmente, o E-208 GTi presta homenagem ao clássico 205 GTi com pintura vermelha vibrante, difusor traseiro com luz de neblina em LED e detalhes aerodinâmicos discretos, como spoiler frontal. O interior segue o mesmo tom, com bancos esportivos em Alcantara, detalhes nostálgicos inspirados nas versões GTi 1.6 e 1.9 e acabamento refinado.

Apesar da potência, a autonomia caiu em relação ao 208 elétrico convencional: são 350 km no ciclo WLTP, frente aos 433 km do modelo padrão. Isso porque o esportivo mantém a mesma bateria de 54 kWh. Em compensação, o tempo de recarga rápida é eficiente — de 10% a 80% em cerca de 30 minutos com carregador de 100 kW.

O E-208 GTi chega ao mercado europeu para disputar espaço com rivais como Abarth 500e, Cupra Born VZ, Mini JCW Electric e o recém-lançado Alpine A290. No Brasil, no entanto, sua chegada é pouco provável, já que o 208 elétrico deixou de ser vendido por aqui, restando apenas o SUV E-2008 no portfólio nacional.

Com informações do Garagem 360.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here