O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador segue em ritmo acelerado, com dois dos três lotes já em construção. O projeto, que terá 36,4 km de extensão e 34 paradas, está previsto para entrar em funcionamento total em 2028.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA.
Andamento das obras
- Lote 1: Da Calçada até a Ilha de São João, com 16,7 km de extensão e 18 paradas. O avanço físico-financeiro já chega a 18,67%, com 5.824 metros de trilhos instalados.
- Lote 2: De Paripe até Águas Claras, com 9,2 km e sete paradas. O progresso está em 13,30%, com foco na duplicação da Estrada do Derba e fundação do viaduto Águas Claras.
- Lote 3: Ainda não iniciou a construção, mas a assinatura da ordem de serviço está prevista para o segundo semestre de 2025.
Previsão de testes e operação
Os primeiros testes devem começar no segundo semestre de 2026, permitindo uma entrada gradual em operação. O governo da Bahia já adquiriu 40 trens, que passam por adequação técnica em Hortolândia (SP) antes de serem enviados para Salvador.
Integração e impacto na mobilidade
- Terminal de Integração na Ilha de São João até 2028.
- Conexão com o Metrô de Salvador em Águas Claras e Bairro da Paz.
- Possibilidade de inclusão de barcas, ascensores e teleféricos no sistema.
O projeto, orçado em R$ 5 bilhões, promete transformar a mobilidade urbana na capital baiana, oferecendo um transporte rápido, eficiente e sustentável.
Com informações do Estadão Mobilidade.