A cidade de Curitiba começou os testes do primeiro ônibus biarticulado elétrico do país, o Volvo BZRT, que tem 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros.

Foto: Pedro Ribas/Prefeitura de Curitiba
Características do ônibus elétrico
- Dois motores elétricos Volvo EPT80, com 400 kW de potência (540 cavalos).
- Sistema de 8 baterias de 600 V, totalizando 720 kWh, com tempo de recarga entre 2 e 4 horas.
- Carroceria da Marcopolo, projetada para alta eficiência e conforto.
Fase de testes e implementação
- O veículo será testado por 20 dias sem passageiros, carregando bombonas de água e sacos de areia para simular condições reais.
- Após os testes, entrará em operação comercial na linha 303-Centenário/Campo Comprido.
- Parte do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que prevê 30% da frota de ônibus com emissão zero até 2030 e 100% até 2050.
Expansão e impacto ambiental
- Curitiba já opera sete ônibus elétricos, e pretende adquirir mais 54 veículos com recursos do Novo PAC. A Volvo investiu R$ 1,5 bilhão no Brasil para desenvolver e fabricar o modelo, que será exportado para outros países. O biarticulado elétrico pode transportar o mesmo número de passageiros que um metrô, mas com custos operacionais menores e zero emissões.
O projeto representa um avanço significativo na descarbonização do transporte público, tornando Curitiba uma referência global em mobilidade sustentável.
Com informações do Mobilidade Estadão.