Trecho 2 do BRT Salvador completa um ano, atendendo mais de 450 mil usuários

0
9

O segundo trecho do BRT Salvador completa, neste mês de maio, um ano de operação. Inaugurado em 2024, o percurso liga a Estação da Lapa à Avenida Juracy Magalhães, atendendo diretamente moradores de 15 bairros da capital baiana. Com cerca de 460 mil habitantes no entorno, a nova linha tem se consolidado como uma alternativa eficiente de mobilidade urbana.

Com sete quilômetros de extensão, o trecho passa pelas avenidas Juracy Magalhães, Vasco da Gama e o Dique do Tororó. Ao longo do trajeto, oito estações garantem o embarque e desembarque dos passageiros: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. A integração com outros modais — como ônibus convencionais e metrô — é possível por meio do Salvador Card.

A primeira linha a operar no trecho foi a B4 (Pituba x Lapa), em funcionamento todos os dias das 5h às 23h10, com intervalos médios de 10 minutos nos dias úteis. Em seguida, entrou em operação a linha B5 (Rodoviária x Lapa), com o mesmo horário e frequência.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a estrutura moderna dos ônibus — que são climatizados, acessíveis e oferecem internet gratuita — tem contribuído para a redução do tempo de viagem e a melhoria na qualidade do transporte público.

Desde a inauguração, a prefeitura tem realizado ajustes operacionais com base no monitoramento diário do serviço. O sistema BRT Salvador já conta com cinco linhas em operação e funciona das 5h às 23h30. A Semob afirma que o número de passageiros transportados tem apresentado crescimento contínuo, reforçando a importância do modal como investimento estratégico para o transporte coletivo da cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here