Agora vai: UFBA é parceira de empresa chinesa para ponte Salvador-Itaparica

0
25

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) firmou um acordo estratégico com a China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), uma das maiores empresas de engenharia do mundo, para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da ponte Salvador-Itaparica — uma das obras de infraestrutura mais aguardadas da Bahia.

A parceria marca a criação do Laboratório Conjunto CCECC-UFBA para Construção e Operação Inteligente de Infraestruturas de Transporte, que atuará como polo de pesquisa e inovação aplicada no setor de grandes obras e mobilidade. O foco será o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas em áreas como pontes marítimas, transporte inteligente, engenharia geotécnica e marinha, construção verde e tecnologias de baixo carbono.

Além de representar um avanço técnico no projeto da ponte, a cooperação reforça a posição da UFBA como instituição pública de referência em ciência e inovação. A universidade terá papel protagonista na produção de conhecimento voltado para a realidade brasileira, com possibilidades de aplicação em outras infraestruturas estratégicas no país.

O acordo terá duração inicial de sete anos, acompanhando o cronograma de construção da ponte, com possibilidade de renovação. A iniciativa também se articula com programas de cooperação internacional como a Estratégia Nacional de Inovação do Brasil e a Nova Rota da Seda chinesa, ampliando o intercâmbio de conhecimento e tecnologias entre os dois países.

A construção da ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores intervenções em mobilidade do estado e tem o potencial de integrar de forma mais eficiente a capital baiana ao Recôncavo e ao sul do estado, promovendo desenvolvimento regional, geração de empregos qualificados e estímulo à pesquisa de ponta em universidades brasileiras.

Com informações do Correio*

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here