Paralisação pode começar na próxima semana
Foto: Secom PMS
Os rodoviários de Salvador decretaram estado de greve, nesta quinta-feira (15), sinalizando que uma paralisação geral pode ocorrer já na próxima semana. A decisão foi aprovada por unanimidade durante reunião da categoria e, conforme determina a lei, a greve só poderá ser iniciada após o aviso formal com no mínimo 48 horas de antecedência.
O movimento é parte da campanha salarial da categoria, que já acumula um mês de negociações sem avanço com os empregadores. O principal impasse gira em torno de exigências feitas pelas empresas, como a retirada dos domingos de folga e o retorno do banco de horas — medidas que os trabalhadores rejeitam.
Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo, uma nova mediação entre patrões e trabalhadores está marcada para esta sexta-feira (16), na Superintendência Regional do Trabalho. A expectativa é de que um acordo seja alcançado para evitar a greve.
Do outro lado, o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), Jorge Castro, afirmou que só irá se pronunciar oficialmente após a reunião de mediação, marcada para às 10h30 na sede da SRTE/BA.
Enquanto isso, a população deve se manter atenta aos desdobramentos e se preparar para possíveis mudanças no funcionamento do transporte público nos próximos dias.