Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Para reverter o alarmante número de 15 mortes de motociclistas registradas nos primeiros quatro meses deste ano e, consequentemente, promover um trânsito mais seguro para todos em Salvador, a Superintendência de Trânsito (Transalvador) inicia nesta quarta-feira (14) uma série de ações educativas direcionadas a motociclistas que trabalham com aplicativos de delivery. A iniciativa, parte da campanha Maio Amarelo, busca transformar comportamentos de risco em práticas seguras, resultando diretamente na diminuição de acidentes e na preservação de vidas nas vias da capital.
As rodas de conversa, programadas para acontecer em grandes shoppings da cidade (Salvador Norte Shopping nesta quarta, 14, e Salvador Shopping na sexta, 16, seguidos por Shopping da Bahia no dia 21, Shopping Paralela no dia 23, Shopping Barra no dia 29, e Shopping Bela Vista no dia 30, sempre às 15h), são estratégicas para alcançar um público que, pela natureza do trabalho, está frequentemente exposto a situações de risco.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, destaca que o resultado esperado dessas abordagens é uma mudança de mentalidade e prática por parte dos entregadores. “Alguns desses motociclistas entregadores, seja para cumprir eventuais metas ou fazer mais entregas, acabam cometendo algumas infrações, como exceder a velocidade e avançar sinal vermelho. Nesses encontros educativos, queremos alertar sobre os riscos dessas imprudências e como elas podem colocar as vidas de diversas pessoas em risco”, explica o superintendente da Transalvador, Diego Brito.
Durante os encontros, a distribuição de materiais educativos e o diálogo com agentes de trânsito e técnicos educacionais da Transalvador não visam apenas informar, mas também fomentar uma cultura de segurança viária duradoura. Mais do que isso, a troca de experiências permitirá à Transalvador coletar subsídios valiosos sobre as necessidades e desafios enfrentados pelos motociclistas no dia a dia. Esse conhecimento será crucial para direcionar futuras políticas e ações da autarquia, visando aprimorar continuamente as condições de segurança viária para os motociclistas e, por extensão, para todo o sistema de trânsito de Salvador, tornando as ruas da cidade um ambiente mais seguro para todos os seus cidadãos.