Por Emerson Pereira – Foto Divulgação PMLF
A cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, está prestes a receber um sistema de transporte coletivo do tipo BRT (Bus Rapid Transit). O modal, em operação na capital baiana desde 2022, será implantado em um trecho de 7 quilômetros, conectando a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal Rodoviário de Portão, via Estrada do Coco (rodovia BA-099).
O projeto prevê a construção de 11 paradas ao longo do trajeto e contará com corredores exclusivos, o sistema deve utilizar ônibus elétricos, garantindo maior agilidade e sustentabilidade ao modal. Segundo reportagem do jornal A Tarde, assinada pelo jornalista Lula Bonfim, reconhecido pelos furos de reportagem sobre mobilidade, os estudos para a implantação do BRT de Lauro de Freitas já avançaram, mas ainda dependem de finalização nos próximos meses.
Fontes ligadas ao governo estadual informam que o projeto substitui a proposta anterior de extensão da linha 2 do metrô. A decisão foi motivada pela impossibilidade de alcançar metas estipuladas pela gestão estadual para a ampliação do sistema metroviário. Assim, o BRT surge como alternativa para atender à demanda de mobilidade na região central de Lauro de Freitas.