Essa dúvida é mais comum do que parece — e a resposta depende do tipo de transmissão do seu carro. Usar o câmbio corretamente em paradas curtas, como semáforos, pode evitar desgaste prematuro e economizar uma bela grana em manutenção.

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Tipos de transmissão e o que fazer no semáforo
Tipo de transmissão | Recomendação no semáforo | Motivo |
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Dupla embreagem | Colocar em Neutro (N) | Evita desgaste da embreagem, especialmente sem sistema stop/start |
Conversor de torque | Manter em Drive (D) | Sistema é projetado para suportar paradas curtas sem desgaste excessivo |
Por que isso importa?
- Dupla embreagem: funciona de forma semelhante ao câmbio manual, com embreagens que podem se desgastar se mantidas engatadas por muito tempo em paradas.
- Conversor de torque: usa fluido hidráulico para transmitir força, o que permite que o carro fique em “D” sem causar danos em paradas rápidas.
Dicas extras para prolongar a vida útil do câmbio
- Evite alternar entre “D” e “N” repetidamente em paradas curtas.
- Use o freio de estacionamento em paradas mais longas (como congestionamentos intensos).
- Nunca engate “R” (ré) com o carro em movimento.
- Faça revisões periódicas e troque o fluido do câmbio conforme recomendado.
Reparos em câmbio automático podem ultrapassar R$ 60 mil, então usar corretamente é mais do que uma questão de conforto — é uma economia inteligente.
Com informações do News Motor.