A Volkswagen está prestes a agitar o mercado brasileiro de SUVs híbridos com um lançamento estratégico que mira diretamente no sucesso do Toyota Corolla Cross. A confirmação veio do próprio CEO global da marca, Thomas Schäfer, e marca uma nova fase na eletrificação da montadora no país.

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O que sabemos até agora
- Modelo em desenvolvimento: Tudo indica que o novo SUV será uma evolução do T-Roc europeu, adaptado para o Brasil. Há também especulações de que ele possa substituir ou se fundir com o Nivus em uma nova geração híbrida.
- Motorização híbrida flex: O conjunto mecânico será composto pelo motor 1.5 TSI EVO2, mais eficiente e menos poluente que o 1.4 TSI, combinado com um motor elétrico. A grande sacada para o Brasil é a tecnologia híbrida flex, que permite abastecimento com etanol ou gasolina.
- Sistema híbrido convencional (HEV): Sem necessidade de recarga externa, o sistema funciona como o do Corolla Cross, mas com a vantagem da flexibilidade de combustível.
Plataforma e investimento
- Base MQB Hybrid: O novo SUV será construído sobre uma evolução da plataforma MQB, já usada em modelos como T-Cross e Nivus. Isso garante melhorias em segurança e dirigibilidade.
- Investimento bilionário: A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na América Latina, sendo R$ 13 bilhões destinados às fábricas de São Paulo para produção de híbridos flex.
Rivalidade com o Corolla Cross
O Corolla Cross domina o segmento de SUVs híbridos no Brasil, mas a Volks quer mudar esse cenário com um produto nacional, mais tecnológico e adaptado às necessidades locais. A aposta no sistema híbrido flex pode ser o diferencial que faltava para conquistar o consumidor brasileiro.
Com informações do Garagem 360.