Yaris Cross chega ao Brasil em meio a escândalos globais de segurança e qualidade

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O Toyota Yaris Cross, anunciado como o primeiro SUV compacto híbrido pleno do Brasil, estreia em outubro com grandes expectativas — e uma série de controvérsias no histórico recente. Fabricado na planta de Sorocaba (SP), o modelo integra um plano de investimento de R$ 11,5 bilhões da montadora para nacionalizar tecnologias sustentáveis. Mas sua chegada ocorre em um momento delicado, após envolvimento em escândalos de falsificação de testes e recalls internacionais.

Foto: Divulgação.

Fraudes e falhas técnicas

O principal episódio foi a admissão da própria Toyota sobre a falsificação de dados em testes de segurança aplicados ao Yaris Cross e outros modelos. A revelação abalou a confiança global na marca, tradicionalmente reconhecida pela qualidade.
Além disso, problemas técnicos levaram ao recall de 5.086 unidades nas Filipinas por falhas na aplicação de primer no teto solar — com risco de desprendimento da peça. Há ainda relatos de mau funcionamento da bateria de 12V, com dificuldades na partida após curtos deslocamentos ou períodos de inatividade.

Críticas ao desempenho

Embora o modelo apresente boa eficiência energética, alguns especialistas apontaram limitações em situações que exigem maior resposta, como ultrapassagens ou entradas rápidas em rodovias. O design também divide opiniões, sendo considerado agressivo por parte da imprensa especializada.

Versão brasileira promete avanços

No Brasil, o Yaris Cross será lançado em duas versões: uma híbrida completa (HEV) com motor 1.5 flex + elétrico, e outra apenas a combustão. A potência combinada vai de 115 a 120 cv, com torque entre 16 e 17 kgfm e transmissão automática CVT. Sem necessidade de recarga na tomada, a bateria elétrica se alimenta por frenagem e desaceleração — o que deve garantir consumo urbano superior a 18 km/l, podendo chegar a 30 km/l em condições leves.

🇧🇷 Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, reforçou o otimismo: “O Yaris Cross representa um marco na mobilidade sustentável brasileira.”

Com informações do Garagem 360.

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